top of page

Aos marinheiros de primeiro gato!!!

Aos marinheiros de primeiro gato!!!

Experimentar uma nova casa é assustador para um gatinho minúsculo. Cada gatinho tem uma personalidade única; alguns são tímidos, enquanto outros estão confiantes. Seja qual for o seu caráter, esta é uma transição potencialmente traumática para os gatinhos, pois eles estão deixando suas mães e irmãos pela primeira vez.

Com isso em mente, é melhor escolher uma sala onde ela possa ser mantida durante as primeiras semanas para se ajustar gradualmente ao novo ambiente. Este confinamento também ajuda no treinamento da toalete e evita o risco de 'acidentes' em outras partes da casa. A seleção cuidadosa da sala apropriada deve levar em consideração o seguinte:

  • Evite um quarto com cortinas compridas, inicialmente, pois gatinho poderá escalar a cortina e se esconder no alto.

  • Verifique a sala em busca de riscos potenciais, com os quais o gatinho possa se machucar ao explorar o ambiente ou durante suas brincadeiras, certifique-se que no ambiente que o gatinho ficará, não existam plantas venenosas. Procure tornar o ambiente o mais seguro possível. Lembre-se que os gatinhos podem entrar em espaços muito pequenos.

  • Certifique-se de que quaisquer substâncias perigosas estão fora de perigo e os armários onde eles são guardados não são acessíveis a gatinhos curiosos.

  • Remova todos os objetos quebráveis das prateleiras e janelas e proteja todas as portas do armário.

  • se for apartamento todas as janelas com tela de segurança.

  • Posicione a bandeja de areia em um canto discreto da sala, com a tigela de comida no canto oposto e a tigela de água longe da comida e da bandeja.

  • Posicione uma cama de gato acolchoada em uma área tranquila para ele se esconder, caso seja um pouco tímido ou inseguro.

  • Coloque um arranhador tipo poste pequeno nas proximidades. (Prepare-se para substitui-lo por um mais alto enquanto o gatinho cresce).

  • Tenha alguns brinquedos prontos para a hora do recreio. Não deixe nenhum brinquedo com barbante preso; use-os apenas sob supervisão, pois os gatinhos podem ser facilmente feridos.

Os primeiros dias

É aconselhável trazer o gatinho para casa com alguma coisa que tenha o cheiro de onde eles estava, com o cheiro dos irmãos, pode ser um pedaço de pano, um cobertor uma caminha ou até um brinquedo, isso atuará como um objeto familiar quando tudo o mais for novo.

As vinte e quatro horas iniciais devem ser um período calmo de adaptação, então é melhor que as crianças da casa entendam que o gatinho deve ficar sozinho por um tempo.

O local em que o gatinho ficará, deve ser preparado com antecedência para permitir que a sua adaptação a nova residência, seja tranquila e confortável com o mínimo de perturbações.

Coloque a caixa de transporte no chão suavemente e abra a tampa; permita que o gatinho explore em seu próprio tempo. Ele pode estar experimentando a visão de muitos, sons, cheiros e texturas da sala pela primeira vez, então seja paciente e permita um período de investigação.

Oferecer comida, água e uma bandeja de areia sanitária preparada para o gatinho dentro do local que ele ficará. Uma vez que o gatinho já tenha investigado o local e encontrado os potes de água comida e a bandeja sanitária, é seguro deixar a sala por um tempo. Não se preocupe se o filhote não mostrar interesse pelo alimento neste primeiro momento.

O pedaço de pano ou objeto trazido do ambiente que o gatinho foi adotado pode ser colocado dentro de uma caixa de papelão ou caminha para ajudar o gatinho a se sentir em casa.

Os gatinhos precisam dormir quando são jovens, mais ainda do que os gatos adultos, mas entre as sonecas exibem explosões energéticas de atividade. Gatinhos adoram subir, então esteja preparado para ir ao resgate; subir é sempre mais fácil do que descer.

Conhecer o gatinho é realmente importante para permitir que um vínculo seja criado para que a interação ocorra durante os momentos em que ele se sente naturalmente ativo.

Não importa o quão fofo um gatinho pareça, ele nunca deve ser despertado por afeição ou brincadeira. Se o gatinho parece receptivo, brinque com ele, mas não persista se parecer desinteressado ou ansioso;

Há muito a se ter no começo. Não persuadir o gatinho para fora de um esconderijo; passe algum tempo na sala lendo um livro ou assistindo televisão, por exemplo, em vez de forçar o relacionamento a se desenvolver.

Se você quiser apelar para o seu novo gatinho, passe algum tempo no chão ao nível do gatinho - permita que os membros da família visitem individualmente, em vez de se aglomerarem na sala de uma só vez.

Durante os primeiros dias, qualquer manejo deve ocorrer quando o gatinho o inicia. Após as primeiras quarenta e oito horas, manuseie o gatinho durante todo o dia por curtos períodos de tempo, em vez de fornecer contato físico contínuo.

Se você tiver crianças pequenas, permita-lhes inicialmente um contato supervisionado limitado para evitar que o gatinho seja manipulado em excesso.

Nesta idade o gatinho precisa de muito descanso, então sempre permita que o gatinho durma ininterruptamente.

Ele também tem um estômago pequeno nessa idade, portanto, oferecer de 4 a 6 pequenas refeições em intervalos regulares ao longo do dia evitará possíveis problemas de estômago.

Rotina, o segredo para uma boa noite de sono!

É importante desde o primeiro dia definir as rotinas que você pretende estabelecer para o futuro. Muitos proprietários acham que os gatinhos precisam estar perto deles à noite, especialmente quando chegam pela primeira vez, mas isso pode criar um precedente indesejável para que o gatinho se acostume a ficar brincando quando você quer dormir.

Os gatos são naturalmente ativos ao amanhecer e ao anoitecer, mas seu gatinho pode aprender a ajustar seus padrões de sono para se adequar ao seu estilo de vida. Não há nada de cruel em colocar seu gatinho para dormir em um ambiente restrito, desde que esteja com sua cama aconchegante, quente e seguro até que você acorde de manhã, mas a localização e o tipo de cama são importantes para garantir uma noite livre de estresse.

Alimentando

Quando você leva um gatinho para casa, dê-lhe o mesmo alimento que ele já estava sendo alimentado. Uma mudança repentina de dieta combinada com o estresse de se adaptar a uma nova casa pode causar problemas gastrointestinais e diarreia.Se você quiser mudar a dieta, faça isso gradualmente misturando-a com a comida habitual do gatinho.

Os gatinhos têm pequenos estômagos e precisam ser alimentados pouco e frequentemente, como bebês. Pode ser muito difícil montar uma dieta caseira que forneça todos os nutrientes exigidos pelos filhotes em crescimento - é muito mais fácil alimentar com uma ração comercial de boa qualidade e passar o tempo brincando com o gatinho!

Existem alimentos que foram especialmente formulados para gatinhos, porque eles têm necessidades nutricionais diferentes de gatos adultos. Leia e siga atentamente as instruções de alimentação. Se a comida estiver marcada como 'completa' contém tudo o que o gatinho precisa para se manter saudável. Se estiver marcado como 'complementar', não suprirá todas as necessidades do gatinho e deverá ser alimentado com outros alimentos.

Gatinhos com idades entre 8-12 semanas precisam de quatro refeições por dia, 3-6 meses três refeições e gatinhos com mais de 6 meses de idade, duas refeições. O gatinho deve ser adaptado a diversas texturas de alimentos até seus 7 meses, pois é a fase em que ele tem maior facilidade de se adaptar com alimentos de texturas diferentes.

Gatinhos que só recebem alimento seco (ração peletizada) até seus 7 – 8 meses, dificilmente aceitam outros alimentos depois de adultos, e isto pode se tornar um problema no futuro, se um dia seu gato ficar doente e você precisar que ele coma algum alimento mais palatável.

A água potável fresca deve estar disponível em todos os momentos.Não dê leite de vaca ao seu gatinho, pois isto pode causar diarreia. Se o filhote ainda está na fase de amamentação procure usar leite especialmente formulados para filhotes de gatos, disponíveis comercialmente em petshops. A diarreia que persiste por mais de 24 horas requer atenção veterinária.

Treinamento da toalete

Os gatos são muito exigentes com seus hábitos de higiene e os gatinhos geralmente aprendem a usar uma bandeja de areia copiando a mãe.

Você pode apenas precisar mostrar ao seu novo gatinho onde está a bandeja de areia sanitária e colocá-lo na bandeja ao acordar de um sono e depois das refeições, ou quando o gatinho estiver farejando, arranhando ou começando a se agachar e parecer que está prestes a defecar!

Entretenimento

Gatinhos são muito brincalhões. Dê-lhes uma variedade de brinquedos para mantê-los ocupados e exercitados - estes não precisam ser caros - todo gatinho ama uma caixa de papelão para brincar. Brincar também é uma boa maneira de você e seu gatinho se conhecerem melhor e aprenderem a confiar um no outro.

Higiene

É uma boa ideia acostumar seu gatinho a ser escovado desde cedo, especialmente se ele tiver uma pelagem longa ou semi-longa. Um gato de pêlos longos precisa de atenção diária para manter a pelagem livre de emaranhados.

A escovação de higiene remove excesso de pêlos soltos que serão ingeridos pelos gato quando estiver se lambendo, podendo causar bolas de pêlo que se acumulam no trato gastrointestinal e se não são expelidas pelas fezes ou por vômitos, podem causar processos obstrutivos.

A Escovação também lhe dá a chance de ficar de olho em seu gato, avaliar sua saúde e ajudar a desenvolver o vínculo entre você. Seja sempre gentil e faça uma experiência recompensadora e agradável.

Mantendo seu gato saudável

Um novo gatinho vai precisar de um check-up de saúde logo após a chegada. Isso dará ao veterinário a oportunidade de dar as vacinas necessárias e aconselhar sobre o tratamento de pulgas, vermifugação, esterilização, identificação de microchips e outros cuidados gerais.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • WhatsApp-icone
  • Facebook ícone social
  • Instagram
bottom of page