Vermifugação
Livre de vermes!
Todos os gatos estão sujeitos a infestações por vermes intestinais e os não domiciliados estão ainda mais expostos a elas. Como prevenção, filhotes devem ser vermifugados a partir dos 15 dias de vida e repetir a dose após duas, quatro, oito e doze semanas.
Isso feito, o vermífugo deve ser administrado mensalmente até que o gato complete seis meses de vida. Em gatos adultos, pode ser feita a cada 4 meses ou mais, dependendo do estilo de vida que levam, isto é, gatos domiciliados (que não têm acesso à rua ou quintais com terra) estão menos propensos a apresentarem infestações por vermes, sendo assim podem ser vermifugados a cada 4 meses, e gatos de vida livre ou que vivem em ambientes com jardins ou áreas com terra, estes mais propensos a sofrerem infestações por vermes, devem ser vermifugados a cada 3 meses.
Lembrando que a cada aplicação, o gato deve receber reforço após 15 dias.
Fêmeas que serão acasaladas devem ser vermifugadas antes do acasalamento e 10 dias antes do parto para garantir que os filhotes nasçam livres de vermes.
Caso a fêmea tenha ficado prenhe sem que antes tenha sido vermifugada, deve-se realizar o acompanhamento pré-natal através de ultrassonografia que ira estimar a idade dos fetos e o médico responsável pelo acompanhamento irá estimar a provável data do parto e indicar a vermifugação da mãe no final da gestação.