Planta Letal para seu Gato!
LÍRIO LETAL PARA O SEU GATO!!!
LÍRIOS - bonitos, mas perigosos para os gatos!
O lírio é uma flor atraente e perfumada, e é utilizada em muitos buquês e arranjos de flores. No entanto, muitas pessoas não têm conhecimento do perigo que representam para os gatos. O contato com Lírios pode causar danos renais graves em gatos, mas não outras espécies, como os cães.
O mecanismo pelo qual esta flor bonita é potencialmente fatal para os gatos não é totalmente compreendido.
Que tipo de lírio causa um problema?
Lírios, especificamente todas as espécies de Lilium (lírio verdadeiro) e Hemerocallis (lírio de dia) são tóxicos para gatos. É importante estar ciente de que muitas plantas têm o lírio em seu nome, como o lírio do vale (Convallaria majalis), lírio da paz (Spathiphyllum espécies) e calla ou arum lírio (Zantedeschia aethiopica).
Estas plantas podem ter diferentes efeitos tóxicos mas especialmente a Lilium (figura 1) e a Hemerocallis (figura 2) que são mais tóxicas e serão discutidas aqui (Tabela 1).
Tabela 1: lírios que são tóxicos para gatos
Nome científico Nomes comuns
Hemerocallis sp Lírio do dia
Lilium x asiatica Lírio asiático
Lilium x asiatica americana
Lilium candidum Lírio de Madonna
Lilium hydridum Lírio vistoso japonês
Lilium lancifolium (Lilium tigrinum) Lírio tigre
Lilium longiforum Lírio de Páscoa
Lilium orientalis Lírio oriental / Stargazer lírio
Lilium regale Lírio Real
Lilium speciosum
Lilium rubrum Lírio Rubrum
Lilium umbellatum Lírio Ocidental ou madeira
Como são gatos envenenados por lírios?
A grande maioria dos casos de intoxicação lírio ocorrem em casa, geralmente a partir de flores de um buquê ou um vaso de plantas. Os gatos também podem ser expostos a lírios no jardim, mas isso é menos comum. Todas as partes da planta (pólen, caule, folhas e flores) são tóxicas, e a ingestão de menos do que uma folha ou parte de uma flor é potencialmente fatal. É também possível que a água em que as flores são mantidas possa se venenosa. Apenas o pólen que fica na pelagem quando o animal passa pela flor, já é suficiente para causar uma intoxicação grave, quando o animal for se lamber para se limpar.
Uma vez ingerida a toxina provoca graves danos para os rins, impedindo-os de realizar o seu trabalho de remoção de resíduos e fluidos do corpo através da urina. Em casos graves, os rins falham completamente e o gato para de produzir urina. A falência renal aguda provocada pelas toxinas da planta, leva à morte caso não haja tratamento adequado rapidamente. Os sinais de envenenamento incluem salivação, vômitos, recusa alimentar, letargia e depressão e um veterinário pode encontrar rins aumentados e dolorosos no exame.
Os gatos podem sobreviver se comerem parte de um lírio?
A resposta é sim, desde que sejam tratados prontamente por um veterinário. Isso significa que o gato deve ser levado ao veterinário imediatamente se houver suspeita de exposição aos lírios. Assim, por exemplo, encontrar o pólen em sua pelagem ou vê-los casualmente mastigando uma folha ou caule ou mesmo bebendo a água no vaso em que as flores estão. Não se deve perder tempo