Escolhendo um gatinho - Parte 2
Escolhendo um gatinho
Você decidiu que quer compartilhar sua vida com um gatinho e ser responsável. Seu compromisso pode durar pelos próximos 15 A 20 anos ou até mais. Este é um compromisso sério e você quer que seja o mais correto possível.
O que molda a personalidade de um gatinho?
Pense nos diferentes gatos que você conheceu em sua vida. Alguns foram extremamente amigáveis, alguns nervosos ou medrosos, alguns ousados, alguns até mesmo agressivos. Os gatos com os quais nos deparamos em nossas vidas podem variar de gatos de estimação, a gatos da comunidade e animais selvagens.
Como eles vieram a ser esses gatos, depende de seus pais, onde eles nasceram, quanto manuseio eles tiveram e que experiências tiveram quando filhote e/ou durante seu crescimento. Todas essas coisas podem ter um efeito profundo.
Um gato de estimação pode ser definido como aquele que é feliz por estar perto das pessoas e interagir com elas - exatamente o que a maioria de nós quer. No entanto, no outro extremo do espectro é o gato selvagem, uma criatura incrível que, embora pareça exatamente o mesmo que um gato de estimação e é da mesma espécie, pode se comportar de forma muito diferente.
Os gatos têm uma grande variedade de personalidades. Quão confiante ou medroso um gato é na idade adulta será afetado pelo que acontece na infância. Muito desse desenvolvimento de 'personalidade' já ocorreu antes de recebermos nosso gatinho.
Para o gato, aprender a gostar da companhia de pessoas ocorre muito cedo em sua vida - em torno de três semanas a sete ou oito semanas de idade.
Durante esse tempo, o gatinho ainda não aprendeu a temer tudo, e sua mente está aberta para formar laços com outros animais ou pessoas e aprender a lidar com novas experiências sem ser subjugada por eles. Pense em crianças humanas quando elas são pequenas, e como elas são destemidas - fugindo sem se importar, tocando e saboreando tudo, caindo e se levantando novamente.
Se os gatinhos não experimentam pessoas ou coisas humanas durante as primeiras semanas de suas vidas, eles nunca poderão vê-los como parte da vida "normal". Aconteça o que acontecer na mente felina à medida que ela amadurece nos primeiros dois meses, ela aprende a evitar e temer as coisas que não são familiares a ela e isso parece ser fixo depois disso.
Assim, um gatinho que não tenha sido manipulado por pessoas, tenha encontrado cães ou experimentado coisas do dia a dia, como aspiradores de pó, campainhas, crianças rindo e gritando, pode automaticamente considerá-las muito ameaçadoras e reagir de acordo.
O gato pode tentar evitar qualquer interação com as coisas que teme, talvez se escondendo ou sendo agressivo se for perseguido para ser acariciado. Isso geralmente acontece com gatinhos nascidos de gatos de rua ou selvagens que não conhecem pessoas muito cedo.
As pessoas pensam que estão sendo gentis em tentar nutrir ou "domesticar" esses gatos, mas muitas vezes eles estão causando grande estresse. A mente do gato não tem realmente a capacidade de responder porque os caminhos não foram criados quando era jovem o suficiente.
Os gatos continuam a aprender além das oito semanas de idade, mas se os fundamentos estão faltando, pode haver pouco ou nada para se construir. Assim, um gatinho temeroso provavelmente é um gato medroso e nenhuma quantidade de amor de um dono pode ter um grande efeito sobre isso.
O ponto dessa discussão sobre a personalidade do gato é tentar ajudar novos donos a entender o que molda a personalidade potencial de um gato em relação a ser um gato de estimação e a conviver intimamente com as pessoas. A maioria dos proprietários quer um gato que gosta de estar com eles e sua família e amigos. Se você escolher um gatinho temeroso porque sente pena dele, e pensa que apenas sendo bondoso você o trará de volta, você pode ter um relacionamento longo e desapontador.
O gatinho pode realmente se transformar em um adulto muito estressado porque você está pedindo para viver em uma casa que tem muitos desafios terríveis para ele. Por outro lado, se você vive uma vida muito quieta e quer um gato que não seja muito exigente e vai gradualmente se acostumar com você e não será desafiado por adolescentes ruidosos ou música alta, batendo portas ou muitos visitantes, um personagem menos robusto pode se adequar perfeitamente.
Se você quer um gato que vive ao ar livre na maior parte do tempo e simplesmente quer respeitá-lo como um gato, apreciar suas atividades de macaco e alimentar e cuidar dele a uma distância confortável, então há alguns gatinhos menos voltados para as pessoas que ficarão muito felizes em viver esse tipo de vida.
Com esse entendimento, você pode verificar no local ao qual vai pegar o seu futuro amigo, se ele teve as primeiras experiências certas para se adequar às suas necessidades e estilo de vida.
A escolha de um gatinho deve envolver seu cérebro e seu coração; selecionar um gatinho porque você sente pena dele ou quer resgatá-lo de um ambiente miserável pode resultar em muitos anos de transtorno para ambos.
Então, pesquise a ninhada apenas fazendo perguntas pelo telefone antes de ver. Se você não estiver satisfeito com qualquer uma das respostas às suas perguntas, então pode ser melhor procurar outro lugar.
1. Qual é o temperamento da mãe gata (e o pai se conhecido?)
A "amizade" pode ser influenciada por genes e, como as pessoas, os gatos terão um componente genético de como reagem ao mundo. Uma mãe amigável transmitirá genes amigáveis, além de ser relaxada e interativa com as pessoas como um exemplo para seus filhotes.
2. Se eu decidir sobre uma raça de pedigree, há uma disposição de raça para um certo tipo de comportamento?
Os gatos em geral têm personalidades muito individuais - alguns são barulhentos, alguns são ativos, outros são muito relaxados. No entanto, existem algumas raças onde alguns aspectos da personalidade são susceptíveis de vir através - gatos siameses, por exemplo, são conhecidos por sua natureza falante e algumas raças são bastante exigentes de atenção. Portanto, é melhor determinar o que você quer que seu gato faça - não há garantia de que isso vai acontecer, mas é mais provável que esse comportamento seja visto entre esse grupo ou a raça de gatos.
3. Pergunte sobre suas necessidades particulares
Se você tem um cachorro em casa, é muito mais fácil integrar o gatinho se ele já conheceu um cachorro ou cães e não está com medo. Da mesma forma, se você tem filhos, pergunte se o gatinho encontrou crianças - aquelas que terão as vozes agudas e os movimentos repentinos e persistentes das crianças em seus passos. Se o gatinho tiver estado perto de mulheres e não encontrou homens, pode ter medo de vozes profundas, então faça a pergunta novamente.
As respostas a estas perguntas darão uma idéia da qualidade dos cuidados que os gatinhos estão recebendo. O próximo passo é visitar e ver os gatinhos.
Procurando por pistas sobre a saúde do gatinho
Ao escolher um gatinho, você deve verificar o animal em busca de sinais de problemas de saúde, como olhos lacrimejantes ou nariz, orelhas sujas, uma área suja ou dolorida sob a cauda, o que pode indicar que o gato está sofrendo de diarréia. O gatinho deve estar bem, com olhos brilhantes, uma boa pelagem e ser capaz de se mover facilmente.
Peça para ver os outros gatinhos na ninhada e a mãe para se certificar de que eles também são saudáveis.
Siga seus instintos e não seja enganado por histórias.
Se você chegou a achar que o resgate / criador / loja de animais de estimação ou qualquer que seja a instalação e o gatinho está sujo, mau cheiroso e tem muitos outros gatos e gatinhos, seja cauteloso. Uma boa higiene é essencial para manter os gatinhos saudáveis e eles podem ser muito vulneráveis.
Gastar um pouco de tempo para escolher o seu amigo vale a pena. Peça para ficar com a ninhada em seu ambiente. Inicialmente, é um pouco desconfiado de novas pessoas, mas logo se adapta, ou se apenas tenta se esconder, então terá condições de escolher o seu pelo seus comportamentos
Que outros cuidados o gatinho precisará, tanto agora quanto como adulto?
Algumas raças, como persas e exóticas, têm faces muito planas. Ao fazer a face deste plano, a drenagem natural das lágrimas do olho pode ser bloqueada e as lágrimas transbordam sobre o rosto. Isso deve ser muito desconfortável para os gatos e pode causar manchas ou problemas de pele. Os proprietários devem poder limpar os olhos e o rosto regularmente. Outras raças com crânios mais pontiagudos podem ter mais olhos que também podem precisar de cuidados.
Pergunte sobre a vacinação - a maioria dos gatinhos pediátricos terão suas vacinas antes de poderem ser hospedados, mas vale a pena conferir. Muitos gatinhos de resgate também podem ter pelo menos uma vacinação, dependendo da idade em que estão hospedados. Certifique-se de obter o certificado de vacinação, se você assumir o gatinho.
Os gatinhos foram vermifugados e tratados de pulgas? Se sim, com que?
Algum dos gatinhos tem problemas de saúde que exigem medicação, (Se este for o caso e você ainda quiser pegar o gatinho, peça conselhos sobre como dar os comprimidos, colírios etc)Lembrando sempre de leva-lo ao seu veterinário o quanto antes, e se tiver outro gato em casa, é imprescindível que ele seja avaliado por um veterinário antes de introduzi-lo em casa.
Se o gatinho é um pedigree, pergunte sobre quaisquer testes de doenças hereditárias).
Quanto a comida é sempre indicado levar ou comprar da ração que ele já está acostumado a comer e caso desejo trocar por outra, que isso seja feito de formar gradual, para que o gato não tenha problemas intestinais.
Esteja preparado para ir embora
Os proprietários em potencial devem estar preparados para ir embora e não comprar um gatinho por piedade, porque ele está doente ou com medo, apenas para "salvá-lo" de seu ambiente atual. Embora isso pareça muito difícil, você não quer ficar com um gatinho que pode ter problemas de saúde ou de atitude nos próximos anos e é provável que seja difícil e decepcionante viver com ele.
Faça sua lição de casa
Faça sua lição de casa primeiro e depois vá e visite. A maioria dos criadores irá pedir-lhe que compareça quando os gatinhos ainda forem demasiado jovens para se mudarem (as organizações de criação exigem que mantenham gatinhos até que tenham cerca de 12 semanas de idade e tenham pelo menos as primeiras vacinas a fim de para protegê-los).
Não vá de um criador a outro e manuseie os gatinhos - você pode transportar vírus em suas mãos e roupas que poderiam ser passadas para gatinhos vulneráveis, então os criadores podem ser bastante rigorosos em pedir que você não faça isso para proteger os gatinhos. saúde de seus gatos. Um bom criador ou centro de resgate vai querer saber se você vai cuidar do gatinho corretamente e lhe dará muitos conselhos.
Eles devem ser capazes de fornecer ajuda ou aconselhamento, se você precisar, e vão querer ouvir de você se você tiver algum problema.
Eles também devem estar dispostos a levar o gatinho de volta caso surjam sérios problemas, mas isso nem sempre acontece e muitas vezes novos donos se apaixonaram pelo novo gatinho e não suportam devolvê-lo. Conhecimento e informação são a chave, e a ignorância não é desculpa para produzir ou comprar um gatinho doente ou mal socializado.