Castrando seu gato
Castrando seu gato
A partir dos 4 meses de idade, os gatinhos atingem a maturidade sexual e são, portanto, capazes procriar.
A castração não só previne a ocorrência de gravidezes não desejadas, mas também restringe padrões comportamentais indesejados associados à maturidade sexual e reduz o risco de certas doenças.
Razões para castrar gatos femininos
Controle populacional: É importante neutralizar uma gata antes que ela possa ter filhotes. Isso acontece muito rapidamente, dependendo da raça, época do ano e desenvolvimento individual. A primeira temporada geralmente ocorre em torno de seis meses, mas pode ser mais cedo.
Questões de bem-estar: Gatinhos indesejados podem ser abandonados e improvável que haja casas novas suficientes para eles.
Problemas de saúde: Gatas que não são castrados são mais propensas a sofrer de piometra (infecção do útero) mais tarde na vida e com tumores mamários.
Razões para castrar gatos machos
Controle de incômodo: Gatos machos não-castrados provavelmente se perdem em uma grande área, marcam seu território com um spray de urina muito forte e são muito mais propensos a lutar - com o incômodo causado pelo barulho.
Problemas de saúde: Os machos de combate são muito mais propensos a espalhar doenças como FIV e FeLV para outros gatos. Eles também são propensos a sofrer lesões de luta, como abscessos. Porque eles vagam por uma grande área eles também estão em maior risco de sofrer acidentes ou serem mortos.
Pet problemas: Gatos machos não castrados que tem acesso a rua vão perambular de casa em casa e podem não retornar. Em apartamento vão marcar território com a sua urina com odor forte.Por isso, é desejável neutralizar os gatos cedo, o suficiente para assegurar que os problemas acima sejam evitados. A maioria das pessoas não querem viver com um gato macho não castrado.
Controle de população: Obviamente, os gatos machos não têm gatinhos e só é preciso um macho em uma área para fazer muitas fêmeas engravidarem, então castrar uma gata faz muita diferença para limitar os números, mas tudo isso ajuda!
Cuidados pós-operatórios
Os gatos geralmente se recuperam da operação de esterilização notavelmente rapidamente. É sensato tentar manter seu gatinho bem quieto por um dia ou dois para permitir algum tempo para cicatrizar. No entanto, se o seu gatinho parece incomumente quieto ou sem graça, você deve entrar em contato com o seu veterinário. Além disso, se o seu gatinho começar a lamber ou arranhar excessivamente as suturas da pele, entre em contato com o veterinário para obter um curativo ou um colar especial para evitar danos à ferida.
É importante lembrar que uma vez que um gato tenha sido castrado, há uma tendência mais forte para ele se tornar obeso. Você pode, portanto, precisar ajustar a quantidade de comida que você fornecer, caso seu gato comece a engordar demais.
Idade para castrar
Tradicionalmente, os gatos machos e fêmeas foram muitas vezes neutralizados aos seis meses de idade, mas isto acontece depois de muitos gatos atingirem a maturidade sexual e não com base em qualquer base científica.
Por razões sociais, de saúde e de controlo da população, recomenda-se agora que a esterilização ocorra rotineiramente por volta dos 4 meses de idade.