Brincando com o Perigo
Brincadeiras com Linhas
Gatos são caçadores por natureza e suas brincadeiras simulam a prática de caça. É comum
vermos nossos bichanos correndo atrás de bolinhas, pedaços de papéis e tampinhas, mas eles também são fascinados por linhas, barbantes, cordinhas ou outros objetos lineares que muitas vezes incentivamos este hábito, até mesmo em lojas especializadas encontramos brinquedos com cordinhas amarradas a varas.
Mas muito cuidado com esta prática, pois os gatos quando brincam com pedaços de linhas e barbantes e até mesmo fios dentais, (que as vezes encontram pela casa), podem se empolgar e acabar engolindo o brinquedo e aí temos um problema grave, que classificamos como corpo estranho linear, que é o pior tipo de corpo estranho que podemos encontrar, pois quando fica preso em alguma parte do aparelho digestório, os movimentos das alças intestinais vão esticando o fio e ele começa a cortar as alças intestinais, o que leva ao extravasamento de fezes na cavidade abdominal e peritonite (infecção generalizada da cavidade abdominal).
Quando o diagnóstico é realizado a tempo o prognóstico pode ser bom, porem muitas vezes ele é realizado de forma tardia e o paciente acaba vindo a óbito.
Por isso evite deixar seu animal brincar com fios, linhas e barbantes.
Sintomas: Os sintomas normalmente aparecem quando uma das pontas do fio se prende e o fio começa a esticar, as vezes quando eles se manifestam o quadro já está avançado, por isso não perca tempo em procurar seu veterinário. Vomito, prostração, perda de apetite, ficar mastigando sem nada na boca, salivação, sensibilidade abdominal e febre. Todos estes sinais podem estar associados a corpos estranhos lineares.
Se o proprietário não viu o animal comer a linha ou não relatar que o mesmo estava brincando com pedaço de linha ou outro brinquedo linear, fica muito difícil concluir o diagnóstico.
Diagnóstico: O diagnóstico é realizado através de uma anamnese e exame clínico detalhado (ao inspecionarmos a cavidade oral e região anal as vezes podemos encontrar a linha presa embaixo da língua ou pendurada na região anal), realização de exame ultrassonográfico, onde observam-se alterações nas alças intestinais que são muito sugestivas deste tipo de corpo estranho (alças com aspecto sanfonadas) e as vezes até é possível identificar a presença do fio (dependendo o material).
O exame radiográfico também pode auxiliar no diagnóstico. Além disto a realização de um hemograma completo é importante para identificar um possível quadro de infecção.
Tratamento:
O tratamento é sempre cirúrgico para remoção do fio, e muitas vezes o animal precisará de cuidados intensivos no pós-operatório, ficando internado.
Atenção!
Nunca deixe seu gatinho brincar com fios, linhas e barbantes sem sua supervisão, e lembre-se sempre de recolhe-los após parar a brincadeira.
Outra informação muito importante é que caso você perceba que as fezes estão penduradas por uma linha ou outro tipo de objeto linear (barbante, fio dental, fios de cabelos etc..), em hipótese alguma tente puxar a linha, pois isto pode cortar as alças intestinais por dentro e prejudicar ainda mais o quadro.
Corte a linha com uma tesoura o mais próximo ao anus e procure seu veterinário imediatamente.