Perigos Domésticos
Perigos Domésticos!!
Quando você tem um gatinho novo, você pode entender por que a frase "curiosidade matou o gato" surgiu.
Eles não podem resistir a pular de escalada ou rastejar para qualquer coisa que pareça interessante ou diferente - e quando você é um gatinho adolescente, isso é praticamente qualquer coisa.
Para o gato maduro e sensível que viveu esse processo e aprendeu algumas lições, provavelmente há menos com o que se preocupar; no entanto, mesmo os gatos mais experientes podem se machucar.
Para as pessoas que tiveram filhos pequenos, é hora de voltar e pensar como você fez, lembrando que um gato pequeno também pode entrar em espaços muito pequenos.
Fique de joelhos e veja o mundo do ponto de vista do gatinho, e lembre-se que além de conseguirem entrar em locais que você nem imagina, eles também são excelentes escaladores, e podem subir em diversos locais perigosos.
Aqui estão algumas coisas para pensar:
Máquinas de lavar e secar roupa abertas: são muito tentadoras, especialmente se tiverem roupas secas ou quentes dentro do corpo, o que faz uma boa cama.
Placas quentes: especialmente cozinhas com cooking top por indução magnética, pois os gatinhos podem se queimar seriamente. Mantenha-o fora da cozinha por segurança e também por razões de higiene.
Trituradores de papel: são atraentes, pois as fitas de papéis saem balançando, estimulando a curiosidade dos gatinhos, que podem tentar pega-las com as patas e ou com a boca, o que pode terminar de forma trágica.
Pequenos orifícios ou chaminés: que são escuros e atraentes para gatinhos intrometidos ou gatos com medo.
Geladeiras com frezzer invertido ao nível do solo: gatos são curiosos por natureza, e alguns podem querer verificar o que tem dentro do freezer, e muitas vezes na correria do dia a dia você pode não perceber que ele esta la dentro e tranca-lo dentro do freezer.
Plantas e Flores: os gatinhos podem mastigar por curiosidade ou porque não têm acesso a grama, etc. Veja nossas informações sobre.
Limpadores, alvejantes, desinfetantes, líquidos concentrados e etc: esses produtos são usados diariamente em nossas casas e podem ser ingeridos pelos gatos através de: uma quantidade no chão ou na pia por não ter sido feito o enxague correto ou passado em demasia ficando grande quantidade de resíduo ou ainda por ser toxico, mesmo usado de forma correta. Os problemas podem surgir pela ingestão ou contato das patas( o que pode gerar alergias, etc).
Agulhas e linha: também são objetos muito perigosos e não devem ser deixados ao alcance de filhotes ou de gatos adultos, pois os gatos começam brincando e acabam ingerindo a linha (muitas vezes com a agulha), e acabam tendo que passar por cirurgia para que seja feita a retirada destes corpos estranhos, o que nem sempre acaba bem, pois quando o proprietário percebe que algo esta errado já é tarde.
Tábuas de passar roupas e ferros de passar: deve-se evitar deixar os gatos em ambientes com estes objetos, pois os mesmos podem tentar subir na tábua e derruba-la ou se queimar no ferro quente. Após o uso, o ferro de passar deve ser colocado para esfriar em locar inacessível.
Os fios elétricos: podem ser excitantes porque se movem quando o gato os cutuca e depois tentam mastigá-los. Alguns gatos parecem ser atraídos por fios de mascar, o que é um passatempo perigoso, pois choques elétricos podem ser graves e até ocasionar óbitos. Os fios devem ser cobertos ou colocados em capas temporariamente ou permanentemente.
Árvores de Natal!: Tanto a árvore quanto seus enfeites vão se mostrar irresistíveis, assim como o desafio de subir na árvore para o gatinho aventureiro. Os cuidados necessários neste período é com relação ao peso que pode cair sobre o gato em suas possíveis escaladas, fios elétricos dos piscas-piscas que podem mastigar e fios decorativos que podem ser engolidos.