Por que meu gato não usa a caixa de areia
Por que meu gato não usa a caixa de areia
Você sabia que o mal uso da caixa de areia é um dos problemas de comportamento mais frequentes dos felinos?
O comportamento felino faz dos gatos pets independentes e de personalidade, o que em alguns casos pode fazer com que os tutores não compreendam certas atitudes facilmente ou que as interpretem de forma errada.
Um dos problemas de comportamento mais habituais, consiste em não usar a caixa de areia para fazer as necessidades, o que em muitos casos é interpretado pelos donos como comportamento vingativo da parte do gato (quando passa muito tempo só, por exemplo), mas isto é errado, já que essa atitude não é típica de um felino. Além disso, eles não possuem um conceito desagradável dos seus resíduos fisiológicos.
Quando nos perguntamos por que o gato não utiliza a caixa de areia, devemos analisar as diferentes causas possíveis que vão desde um problema saúde até um transtorno de origem comportamental.
A seguir vamos refletir a algumas possíveis causas:
A limpeza da caixa de areia
Algo caracteriza os gatos é a sua necessidade contínua de higiene, sendo que eles podem passar várias horas diárias se limpando. Por isso, deve compreender que um ambiente higiênico é uma das necessidades que o seu gato requer de forma prioritária.
Se o seu gato urina fora da areia, deve conferir a higiene da areia que necessita de ser limpa duas vezes por dia e trocada uma vez por semana, assim como a lavagem da caixa com água e sabão.
Não deve confundir essas medidas de higiene básicas com o uso se areia perfumada já que, nesse caso, esse pode ser o motivo pelo qual o seu gato não está usando a caixa: ele pode se sentir incomodado com certos tipos de cheiros provocados pelos aditivos químicos.
Para além disso, alguns tipos de areia têm um formato que incomoda os gatos, uma vez que eles preferem areias mais finas e suaves.
Onde colocar a caixa de areia do gato
Se o gato não usa a caixa de areia, outra causa possível é a localização da mesma. É certo que, como tutor, você não deseja colocar a caixa das necessidades do seu gato no centro da casa. Contudo também não deve afastar demasiado a caixa, uma vez que isso é pouco atrativo para o animal.
Deve encontrar um lugar íntimo e tranquilo para que o seu gato se possa se sentir seguro na hora de fazer as necessidades dele.
Ao colocar a caixa de areia, também deve evitar aqueles espaços onde possam existir correntes de ar frio, uma vez que assim o gato não se sentirá confortável e não usará o seu espaço. Outro ponto importante é que você não deve colocar a caixa perto do bebedouro e do comedouro.
Meu gato está doente?
Se está questionando porque o seu gato não utiliza a caixa de areia, uma das causas que deve descartar de forma prioritária é a doença. Alguns transtornos patológicos podem provocar o mau funcionamento dos rins ou inflamação renal, que causa dores ao gato e faz com que ele associe a caixa de areia ao mau-estar físico, evitando o seu uso.
Outros problemas de saúde que causem dor e/ou desconforto no seu gato também podem ser o motivo pelo qual ele está estressado e está urinando fora da caixa de areia.
Gato urina para marcar território
Principalmente gatos machos não castrados, podem marcar o território com urina. Esta situação é mais comum em mudanças no ambiente, como um novo membro na família ou até mesmo uma simples mudança na decoração pode causar algum estresse. A presença de um novo pet na casa ou nas redondezas também é um motivo comum que dispara este comportamento.
Dicas para um bom uso da caixa de areia
O seu gato deve ter acesso a uma caixa de areia aproximadamente 1,5 vezes maior que o seu tamanho. A areia deve ocupar aproximadamente 4 centímetros de altura na caixa.
O gato pode realizar as suas necessidades fora da caixa de areia expressando um comportamento territorial. Se você possui mais do que um gato, recomendamos que cada um tenha a sua própria caixa de areia e um caixa extra.
Se os problemas físicos já foram descartados e a origem é comportamental, consulte um médico veterinário especialista em comportamento felino.